quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Agenda-Setting


“A relação entre os média e os governantes é dialéctica, envolve acção e reacção” [do jogo político, Nos bastidores, assessores, o poder dos; Gonçalves, Vítor; Comunicação, Colecção; pág.51].

Os média, através da agenda-setting, tem a capacidade de estabelecer a agenda política pois são estes os responsáveis pelos temas que a sociedade aborda. Os média não nós dizem como devemos pensar mas, eles, dão-nos os temas em que devemos pensar.
A agenda – setting ocupa um lugar com importância.


A hipótese da agenda -setting defende que: “em consequência da acção do jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. Além disso, o público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflecte de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas (Shaw, 1979, 96)” [Comunicação, Teorias da; Wolf, Mauro; Presença, Editorial; pág.130].

1 comentário:

João Paulo Meneses disse...

Diana,
1) Surpreendentemente o seu trabalho não toca, não aborda, a questão central, o tópico de partida; fala de assessoria de imprensa (até da preparação do assessor) mas não do que devia falar; havia uma pergunta a que devia responder. E que não respondeu minimamente.
2) um tópico como o (e não a) agenda setting não faz sentido neste contexto; em contrapartida teria de haver um tópico sobre o spinning. Obrigatório.
3) Apreciei a investigação e algumas citações que fez, mas lamento a falta de links;