quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Manipulação presente em Boris



O filme Boris é baseado em factos reais.
A partir de Boris podemos ver o quanto importantes podem ser os consultores de comunicação numa campanha eleitoral
O filme, realizado por Roger Spottiswoode, em 2003, utiliza algumas técnicas do marketing político e podemos ver, todos, os caminhos utilizados para a reeleição, em 1996, do Presidente da Rússia Boris Yeltsin.
Uma equipa de consultores políticos, norte-americanos, é contratada para a campanha eleitoral de Boris Yeltsin.
Em Fevereiro, de 1996, quando chegam á Rússia são confrontados com alguns problemas relativos á campanha. As sondagens indicam uma vantagem, de 30%, do candidato comunista, e de 6% face a Boris Yeltsim.
A imagem de Yeltsin não era a mais favorável, por isso, teve de ser mudada.
De início, o candidato mostra-se, através da sua representanre, reticente mas, aos poucos, as medidas adoptadas começam a ter os seus efeitos.
Os discursos longos, de duas horas, deram lugar a discursos mais pequenos onde foram utilizados soundbites de cinco segundos. A linguagem passou a ser mais cuidada, bem como, a aparição de Boris Yeltsin em actos eleitorais. Houve uma grande preocupação com a imagem tendo os consultores recorrido a cartazes onde o Presidente da Rússia aparecia feliz e sorridente. De destacar o recurso ao focus group onde colocaram um conjunto de pessoas numa sala, e estas tiveram que escolher a imagem mais simpática do presidente.
As sondagens começam a subir. De 6%, aos 96 dias, passaram para 12%, aos 76 dias.
Mas, os meios rurais, ainda, não tinham sido conquistados e foi aqui que se deu o recurso à propaganda.
“Mantenha a Rússia segura” foi o slogan usado, em conjunto, com imagens de ataques bolcheviques, de 1917, para fazer as pessoas mudarem de opinião.
Entretanto, surge um rumor de que a campanha estava a ser executada por norte-ameriacanos. O partido, de Yeltsin, quer fazer um desmentido mas como acham que não se deve mentir á comunicação social e este não é feito. Dá-se uma fuga de informação e, dias mais tarde, a revista Times publica a história com a título “Yanks to the Rescue; The secret story of how american advisers helped Yeltsin win.”
No final, Boris Yeltsin vence as eleições com 32,5% dos votos.
O filme retrata a forma como os políticos se deixam manipular e vender para conseguirem alcançar os seus objectivos.


O spin doctor é, também, designado como um mestre da manipulação e, na maior parte das vezes, aparece ligado á área do aconselhamento em marketing político.
Um político não consegue falar com os seus eleitores, devido á impossibilidade física, por isso a melhor forma é através da comunicação social.
Os mass media conferem credibilidade e as suas mensagens tem, por norma, um enorme impacto junto da sociedade. Os políticos têm, como alvo, os eleitores.
Os mass média são os intermediários, que os políticos usam, para a propagação. Assim, os jornalistas são os alvos directos da manipulação que se vai dar. Eles são os destinatários directos das mensagens dos políticos.
Existe a ideia de que na política há muita manipulação e, consequentemente, mentira.
A manipulação pode ser classificada através de dois tipos. O primeiro, encontra-se associado a uma manipulação na área da assessoria de imprensa. Aqui, a manipulação processa-se, sobretudo, através da mentira.
A segunda, está associada a um acto mais instintivo de formar uma realidade. A mensagem acaba por perder credibilidade e a mentira é o suporte da manipulação. Neste ponto encontra-se, em evidência, o domínio das acusações onde há sempre uma vítima e um agressor.


Exemplo
Um bom exemplo de “Spin Doctor” é Karl Rove que ajudou Bush, o actual presidente dos Estados Unidos da América a vencer as presidenciais.Karl Rove é considerado um dos grandes mistérios de política interna norte-americana.





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