quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Imagem


A certa altura Tobby diz “fizeram na Tv um anúncio que destruiu a carreira dele” (episódio nº 12, da quinta temporada).

A imagem (exemplo) é fundamental para que os órgãos de comunicação social passem a mensagem pretendida pelo protagonista. Uma imagem mal formada ou descuidada pode deitar, neste caso que falamos de política, a imagem de um candidato a perder.

“ A gestão da imagem permanece no coração do processo político” [do jogo político, Nos bastidores, assessores, o poder dos; Gonçalves, Vítor; Comunicação, Colecção; pág.123]. A imagem é como a comunicação, ou seja, é fundamental para quem quer passar bem a sua mensagem.


“Para que a comunicação seja um processo dinâmico precisa de ter atenção ao feed-back, ou seja, é necessário perceber os efeitos que a mensagem produziu e estar disponível para proceder a alterações á comunicação em função das respostas obtidas” [do jogo político, Nos bastidores, assessores, o poder dos; Gonçalves, Vítor; Comunicação, Colecção; pág.123/124].
Alguns dos grandes falhanços da comunicação política, dos partidos, podem ser atribuídos a uma inadequada comunicação interna.

Foi o que aconteceu na divulgação de um anúncio que destruiu a carreira de um elemento político, na série americana “Os Homens do Presidente”, e que para além de dar uma má imagem da instituição, porque um dos canais de comunicação falhou, pode colocar em causa não apenas este aspecto como toda a estratégia de comunicação e como a televisão é, de todos os meios de comunicação, aquele que mais facilmente se propaga e influência há que ter muita atenção pois todos os pormenores contam.

Sem comentários: