quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Off-the-record


As informações off-the-record são sempre informações em primeira-mão.
“O off-the-record descreve uma situação em que o jornalista, devidamente identificado, recebe de qualquer maneira uma indicação, clara, explícita ou implícita, de que não deve divulgar as informações que lhe são prestadas”. (sobre o off-the-record)


Em situações off-the-record, como aconteceu no episódio nº12, da quinta temporada, dos “Homens do Presidente”, Willy Baley disse “por uma vez disse a verdade”. A fonte, neste caso, Willy Baley, pode dizer, ou não, a verdade ao jornalista numa situação off-the-record. Ao jornalista cabe-lhe dar a sua palavra de que não irá publicar o que lhe foi transmitido nessa situação pois os profissionais de comunicação social estão abrangidos pelo cumprimento de um código deontológico e de ética ao contrário da actividade de assessoria onde não existe nenhum código de conduta. A fonte, numa situação destas, pretende que o jornalista esteja bem informado acerca de um determinado assunto.
Este factor de estar bem informado pode fazer com que o jornalista compreenda certas informações e que, assim, passe com eficácia a mensagem pretendida pelo adido que representa a organização em causa.

A informação, em si, terá de ter um grande e elevado valor para puder ser dada em off-the-record, tem de ter interesse público.

O interesse público tem repercussões na vida das pessoas, na sociedade como, por exemplo, a subida/descida do petróleo, a subida/descida do euro face ao dólar ou uma informação política que possa colocar em causa um candidato a ser eleito, por exemplo, por se encontrar muito doente e haver o risco de não estar nas devidas faculdades para o exercício das suas funções. Se a informação tiver consequências graves, na sociedade, como os exemplos acima mencionados o jornalista poderá optar por romper o sigilo profissional mas, tudo poderá depender da ponderação de deveres do profissional de comunicação.

Sem comentários: