quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Assessoria de Imprensa

O assessor de imprensa é o intermediário entre o protagonista (político) e o jornalista.

O assessor de imprensa é uma fonte directa de informação, se puder ser citado, ou indirecta, se remeter para outras fontes.

Algumas das actividades do assessor de imprensa são: preparar materiais, que são mais tarde divulgados aos mass média através do jornalista (os press releases, discursos, exclusivos (difusão seleccionada)); mediar a necessidade de os jornalistas contactarem com os protagonistas e vice-versa; responder pelo protagonista definindo e gerindo a sua agenda; reagir em momentos de crise; escolher o momento certo para o protagonista comunicar com os jornalistas; estabelecer uma boa relação com os jornalistas, para que haja uma boa relação, para conseguir fazer passar a sua mensagem da melhor forma e, finalmente, adaptar a mensagem ao meio ou aos meios de concreto e elaborar os planos de comunicação.

Quanto mais ambiciosa for a mensagem e o objectivo mais complexa e subtil, na origem, será a forma como a mensagem vai aparecer aos jornalistas e á opinião pública.

A assessoria participa o que se decide. É parte integrante da estratégia de comunicação.
A melhor forma de conseguir fazer passar a mensagem, a nossa mensagem, é dar-lhe valor mediático, ou seja, ser notícia. Este processo dá-se através de seis pontos, que devem ser tidos em consideração.
Primeiro, é preciso detectar as necessidades, os objectivos e definir o público-alvo.
Segundo, ter, apenas, uma ou duas ideias-chave (quantas mais pior porque a ideia acaba por se perder).
Terceiro, criar suportes para passar a mensagem.
Quarto, fazer uma análise detalhada dos órgãos de comunicação a que devemos recorrer para passar a mensagem.
Quinto, pôr em prática o plano de comunicação organizando o contexto que irá suportar as mensagens e, finalmente, sexto, fazer a monitorização do impacto dessa mensagem.

No episódio nº21, da quarta série, da série “Os Homens do Presidente” há uma crise que abala a Casa Branca.

Uma das funcionárias lança um livro que contêm, algumas, informações que nunca haviam sido reveladas, nomeadamente, a relação de um caso com o Vice-Presidente americano. O Vice-Presidente expõe o caso ao seu advogado e mais tarde expõe o problema ao Presidente Bartlet dizendo que se irá demitir para não prejudicar a instituição. Perante uma situação de crise o Presidente americano decide que o Vice-Presidente deve enfrentar a situação para evitar novos rumores, como sugerem os manuais de gestão de crise. Mas, o Vice-Presidente, no dia seguinte, acaba por se demitir.
Esta atitude pode ser prejudicial não apenas para o Presidente mas, também, no futuro porque quando houver uma situação mais alarmante os mass média poderão trazer ao de cima uma situação como esta.

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