quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Mentira


A mentira está presente em várias actividades da sociedade mas é na política que esta parece ter um efeito mais negativo.


O episódio 17 aborda a mentira na política.


Sam anda com uma call-girl e quando CJ toma conhecimento diz-lhe para ele não lhe esconder nada sobre os seus problemas porque aquele tipo de informação, para além de ser um problema pessoal, é nefasta para o seu trabalho e pode colocar em perigo a instituição que ele representa se os jornalistas tomam conhecimento. O facto de Sam trabalhar numa área como a assessoria, na área da política, faz com que esteja, também, ele á mercê dos órgãos de comunicação pois as suas relações pessoas podem, ou não, reflectir-se na sua vida profissional e vice-versa.


Toby fala com Sam e diz para este não ir á formatura da sua amiga. Sam, acata o conselho de Toby, telefona á amiga e diz-lhe que não vai ter com ele porque há uma suspeita de que um elemento do pessoal saiba de que eles tem uma relação e explica que isso pode por em perigo a, sua, instituição.


Mas, mais tarde, muda de ideias e vai ao encontro desta e um carro preto tira umas fotos, aos dois, que mais tarde irão sair na imprensa.
A crise instala-se.


Na manhã seguinte, o gabinete de imprensa já tem a confirmação de que irá ser publicada uma notícia. O London Daily Mirror conseguiu uma foto e vai publicar que Sam tem um relacionamento com uma call-girl. Esta confirmação teve a ajuda de uma amiga, de Laurie, que vendeu a informação por dinheiro. O gabinete de imprensa age correctamente perante uma situação de crise pois é rápido e tenta passar a sua versão através de outros órgãos como, por exemplo, o Post e o Times.


A informação chega ao Presidente e Sam vai falar com Bartlet. O Presidente fica do lado de Sam e dá-lhe algum tempo para ver se violou alguma lei. Ao ver que Sam gosta da call-girl o presidente diz a Sam que depois de Laurie passar no exame da Ordem lhe arranja um lugar na barra.

A mentira, também, se encontra presente quando o Presidente descobre que Charlie, dos elementos do gabinete de imprensa, lhe mentiu e disse que não conhecia o Embaixador da Bulgária quando, na verdade, o conhecia antes de ter entrado para a Casa Branca.

Sem comentários: